Decreto presidencial garante área de terra para ampliação do Câmpus Chapecó do IFSC


O Decreto 11.001/2022 publicado nesta sexta-feira,18, no Diário Oficial da União, foi assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira,17, e desapropria e torna utilidade pública a área de terra de 4 mil metros quadrados ao lado do Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no bairro Seminário.


O processo de aquisição do terreno teve início há cerca de dois anos e a publicação do documento passou por trâmites no governo federal e foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro por tratar-se de negociação com instituição federal de ensino. Este era o último passo necessário por parte do governo para o IFSC finalizar a aquisição do terreno e iniciar o planejamento para a ampliação da estrutura física.


“Resolvemos um problema histórico de falta de espaço no Câmpus Chapecó. Agora é possível a ampliação da estrutura física. Com isso, podemos qualificar os cursos existentes e criar novos cursos, atendendo as demandas da região”, ressalta a diretora-geral Sandra Antonini Agne, que acompanhou todo o processo de aquisição do terreno.


A necessidade de crescimento do Câmpus Chapecó é uma demanda que tem surgido especialmente nos últimos cinco anos. Isso porque a unidade do IFSC foi inaugurada em 2006 para atender, inicialmente, a dois cursos técnicos e hoje atende a cinco técnicos, uma graduação, especializações e cursos de qualificação profissional rápida. O assunto foi inclusive tema de reunião de trabalho na Câmara de Vereadores da cidade, em agosto de 2019.


A negociação envolveu a direção do Câmpus Chapecó, por meio da diretora-geral Sandra Agne; também a Reitoria do IFSC, com participação do então reitor pro tempore André Dala Possa e nos últimos meses do reitor Maurício Gariba Junior; ainda os Departamentos de Administração de Chapecó e da Reitoria, e a Procuradoria Geral Federal (PGF) e a Prefeitura Municipal de Chapecó.


Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa IFSC

146 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png