top of page

Das últimas 10 finais do Gauchão, só quatro foram com Gre-Nais; relembre


Após três anos, Grêmio e Inter podem voltar a se encontrar em uma final do Gauchão. As equipes, de lados opostos nas semifinais do campeonato, precisam vencer a dupla Caxias e Juventude, respectivamente, para chegar à grande decisão.


A última vez que dos dois rivais mediram forças na decisão do estadual foi em 2021. Na ocasião, o Grêmio levou a melhor e ficou com o título. O resultado gremista foi conquistado no primeiro jogo, com vitória no Beira-Rio pelo placar de 2 a 1. Na partida de volta, o empate em 1 a 1 deu o título ao Tricolor.


Desde então, os times do interior do estado marcaram presença na decisão: em 2022 o Ypiranga e em 2023 o Caxias. Antes disso, o mesmo Caxias, Juventude, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo (com direito a título inédito) figuraram entre os finalistas.


As finais do Gauchão na última década


2014 – Inter x Grêmio: Inter campeão


Com o Beira-Rio em reforma para a Copa do Mundo, a segunda partida da final foi disputada no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. D'Alessandro, Alex (duas vezes) e Alan Patrick marcaram no 4 a 1. Dudu marcou para o Grêmio. O Inter já havia vencido o jogo de ida, na Arena, por 2 a 1.


2015 – Inter x Grêmio: Inter campeão


Após empate sem gols no jogo de ida, na Arena, o Inter conquistou o título com vitória por 2 a 1 dentro de casa. Nilmar e Valdívia marcaram para o Colorado e Giuliano descontou. Diego Aguirre era o treinador do Inter e Felipão era o comandante gremista.


2016 – Inter x Juventude: Inter campeão


O Inter foi campeão do Gauchão pela última vez em 2016, quanto atingiu seis títulos consecutivos. O jogo de ida, no Alfredo Jaconi, foi 1 a 0 para o Colorado, gol de Andrigo. A volta, no Beira-Rio, terminou com o placar de 3 a 0 para o Inter, gols de Eduardo Sasha, Paulão e Gustavo Ferrareis.


2017 – Novo Hamburgo x Inter: Novo Hamburgo campeão


O Novo Hamburgou quebrou uma hegemonia de 16 anos da dupla Gre-Nal e conquistou seu primeiro título. Depois de um empate em 2 a 2 no Beira-Rio, a decisão ficou para o Estádio do Vale. Mais uma vez a partida terminou em empate, com placar de 1 a 1. Nos pênaltis, O Inter errou as três primeiros cobranças com D'Alessandro, Nico López e Cuesta. E mesmo com um erro do Novo Hamburgo, de Léo, o Anilado venceu. Título inédito do Nóia.


2018 – Brasil de Pelotas x Grêmio: Grêmio campeão


O primeiro título da série de vitórias atual do Grêmio e o primeiro após a conquista da Libertadores. O time de Renato Portaluppi fez 4 a 0 na Arena e 3 a 0 no Bento Freitas. Cícero, Alisson e Léo Moura marcaram no segundo jogo.


2019 – Grêmio x Inter: Grêmio campeão


Depois de dois anos, o Gauchão voltou a ser decidido em Gre-Nal. Depois de dois empates sem gols, a decisão foi nos pênaltis, com direito a VAR, expulsão de D'Alessandro no banco de reservas e 14 minutos de acréscimos no total. Paulo Victor pegou três pênaltis, cobrados por Camilo, Cuesta e Nico López, e André fez o último gol da disputa.


2020 - Grêmio x Caxias: Grêmio campeão


Final atípica, disputada em agosto, por conta da pandemia da covid-19, e com portões fechados. O Grêmio venceu a partida de ida no Centenário por 2 a 0. Na volta, levou a virada do Caxias por 2 a 1 na Arena, mas conquistou o título com vitória no placar agregado.


2021 – Grêmio x Inter: Grêmio campeão


Mais uma decisão disputada sem torcida por conta da pandemia. No primeiro jogo, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 no Beira-Rio. No segundo, o empate em 1 a 1 deu o título ao Tricolor. Miguel Ángel Ramirez era o técnico do Inter e Thiago Nunes o técnico do Grêmio.


2022 – Grêmio x Ypiranga: Grêmio campeão


O pentacampeonato do Grêmio, depois de 33 anos, foi contra o Ypiranga de Erechim. O Tricolor venceu o jogo de ida por 1 a 0 e, na volta, venceu de novo por 2 a 1. Roger Machado era o treinador do Grêmio.


2023 – Grêmio x Caxias: Grêmio campeão


Novamente comandado por Renato Portaluppi, o Grêmio enfrentou o Caxias na grande final. Na primeira partida, no Centenário, empate em 1 a 1. A volta, na Arena, terminou com vitória tricolor por 1 a 0, com gol do astro uruguaio Luis Suárez.


Fonte: ge.globo.com

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

34 visualizações

Comments


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page