top of page

Cálculos para o título! confira as chances de cada time



Há seis jogos que o líder Palmeiras e o novo vice-líder Flamengo só vencem no Brasileirão. Encerrada a 22ª rodada, as chances de o Palmeiras ser campeão subiram de 65% para 73%, e as do Flamengo, de 9% para 13%. As duas equipes se enfrentam no próximo domingo, no Allianz Parque.


Após a derrota em casa no clássico contra o líder e arquirrival, as chances de o Corinthians ser campeão brasileiro neste ano caíram de 3,7% para 1%, assim como ao perder para o Internacional, o Fluminense viu suas chances baixarem em uma rodada de 10,3% para 4,9%, enquanto o potencial de o Inter ficar com o título subiu de 1,2% para 1,9%. Derrotado pelo Flamengo, o Athletico-PR teve suas probabilidades de título reduzidas de 5,4% para 2%.


A cada rodada, a disputa fica mais centrada em Palmeiras e Flamengo, e como a dupla vem em uma incrível série de triunfos, um concorrente pode ver suas chances diminuírem mesmo vencendo. Foi o que ocorreu com o Atlético-MG, que superou o Coritiba, mas viu suas chances de título caírem de 4,5% após a rodada passada para 4,3% agora. Isso porque a cada rodada que passa, há menos jogos e pontos a disputar, o que diminui a margem para os times tirarem do Palmeiras a liderança da classificação.



Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, analisamos 89.135 finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em 3.639 jogos de Brasileirões desde a edição de 2013 que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da expectativa de gol (xG), métrica consolidada internacionalmente. Os dados servem de parâmetro para calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, fazendo 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.


Chances de título no Brasileirão


Palmeiras - 72,6%

Flamengo - 13,0%

Fluminense - 4,9%

Atlético-MG - 4,3%

Athletico-PR - 2,0%

Internacional - 1,9%

Corinthians - 1,0%

São Paulo - 0,1%

Bragantino - 0,1%

Santos - 0,1%


Apesar de atualmente ser o terceiro colocado na classificação do Brasileirão, o Corinthians tem potencial estatístico de título menor do que o Fluminense e outros concorrentes por alguns motivos. Por exemplo: nos três jogos do returno, o Corinthians teve média de 14,3 finalizações por partida, mas precisou de 21,5 finalizações para fazer um gol. Sua eficiência ofensiva vem caindo, enquanto o Fluminense fez um gol a cada 9,7 tentativas, o Athletico-PR, a cada 6,0, e o Internacional, um gol a cada 5,2 conclusões. A classificação do campeonato mostra o que o time fez no passado, a eficiência recente indica qual o potencial futuro.


Fonte: ge

253 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page