Coordenador da Defesa Civil de São Carlos faz orientações sobre simulado
- jornalismotropical
- 21 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Em entrevista a Tropical FM na manhã desta sexta-feira (21), participou Coordenador Municipal da Defesa Civil de São Carlos, Fábio Kaiser (foto). Na pauta, orientações para com o Simulado de Evacuação deste sábado (22), promovido pela Foz do Chapecó.
Na reportagem Fábio falou dos estudos, levantamentos, simulado de mesa, que integram o cumprimento de Lei Nacional de Segurança de Barragens, que culminam no procedimento deste fim de semana.
Ele explicou quem deve participar, e os objetivos, que é justamente mostrar o que cada morador da determinada área de alagamento (mancha) deve fazer em caso de real rompimento da estrutura. Além disso, o coordenador ainda mencionou dados técnicos utilizados em tempo de alagamento e vazão.
A ação é organizada pela usina hidrelétrica Foz do Chapecó, as defesas civis municipais e do Estado de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e secretarias de Assistência Social das cidades.
O objetivo do simulado é treinar a população que mora na Zona de Autossalvamento sobre como agir e para onde ir em caso de rompimento da barragem. Conforme prevê a legislação, a Zona compreende a região que está 10 quilômetros abaixo do barramento.
O simulado vai abranger apenas alguns moradores dos bairros Balneário de Pratas, Olaria, Cristo Rei e no Centro, em São Carlos; a linha Nossa Senhora das Graças, em Águas de Chapecó; e comunidade Porto Santa Lúcia, em Alpestre. Estima-se que serão abrangidas 120 casas em São Carlos; 20 em Águas de Chapecó e, apenas duas, em Alpestre.
Assista na íntegra;
Tropical FM/EC





Comentários