Consórcio Iberê realiza 1ª reunião do ano


O Consórcio Iberê, realizou em São Carlos, nesta quinta-feira, (24), a 1ª reunião mensal do ano. Segundo informações, participaram os técnicos do Projeto Mata Ciliar e do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PIGIRS - e secretários dos sete municípios que integram o Consórcio Iberê.


Conforme a Coordenadora Angela Stockmann, foram debatidos os temas do projeto Mata Ciliar/CASAN que, em virtude da pandemia teve um atraso no recurso da CASAN, onde os custos estão bem acima do valor orçado, porém está previsto nos próximos meses a licitação e o material será entregue em cada município para a construção da cerca dos munícipes contemplados. “Também esteve como pauta, a questão da proteção das nascentes, principalmente em torno do Lajeado São José, que abrange Chapecó e Cordilheira Alta onde, junto com o Ministério Público está sendo realizado um trabalho piloto para fazer a proteção das nascentes ao invés de autuação, bem como regularização de toda a situação ambiental das propriedades para, posteriormente, ser implantada em cada município, conforme a realidade de cada um”, contou Angela.


Outros assuntos abordados, foram as ações que serão realizadas relativas ao dia da água, onde o Consórcio Iberê será parceiro, assim como assuntos sobre a realização de uma gincana de materiais recicláveis, que ainda não tem data para ser realizada, porém, acontecerá nas escolas municipais e estaduais, em todos os sete municípios que fazem parte do Consórcio.


O Consórcio Ibererê é um colegiado com caráter educativo e participativo, em que a comunidade urbana e rural juntamente com técnicos de instituições capacitadas, fazem a gestão e planejamento de projetos destinados a promover o desenvolvimento sustentável e conservação da natureza (microbacia), com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do ser humano e da água na região de sua abrangência.


Fonte/foto: Tropical FM/Andréia com informações e foto da Ascom-São Carlos

44 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png