top of page

Compras internacionais estão isentas do imposto de importação, entenda.


A isenção federal para compras online de até US$ 50 (R$ 236) entra em vigor nesta terça-feira (1º), Portaria publicada no fim de junho será adotada para ajudar a regularizar esse tipo de compra e diminuir a quantidade de fraudes.



A medida agradou sites de e-commerce asiáticos, que têm atraído a atenção de consumidores à procura de variedade e preços baixos.


De acordo com o Ministério da Fazenda as empresas remetentes deverão entrar no Remessa Conforme, novo programa de conformidade da Receita Federal para ofertar a isenção.


No entanto, o benefício não se estende ao ICMS, imposto estadual que terá alíquota fixa de 17% e deverá ser cobrado no momento em que o produto for adquirido.


Anteriormente, a legislação brasileira previa que todas as compras internacionais que tinham como remetente uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa, fossem taxadas em 60%.


Entretanto, as gigantes varejistas on-line se beneficiavam de brechas na Receita Federal ao fracionar os pacotes e despachar os itens a partir de pessoas físicas, que já eram isentas caso a remessa ocorresse sem fins comerciais.




Fonte/foto: Jovem Pan News




37 visualizações

Comentários


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page