Compras da agricultura familiar para alimentação escolar tem bons resultados em São Carlos


No último dia 16 de dezembro, estiveram reunidas a extensionista social da Epagri Lilian Castelani e a nutricionista da Secretaria de Educação de São Carlos, Kathleen Scherer.






O objetivo inicial era levantar dados para um questionário da Epagri sobre as compras da agricultura familiar para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O PNAE é operacionalizado pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Educação.


Segundo a lei, pelo menos 30% dos recursos do PNAE repassados pelo FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) devem ser utilizados em compras de agricultores do município e da região.


Desde 2011, logo após a aprovação da lei, a secretaria de educação, a secretaria de agricultura e a Epagri tem articulado ações para chegar ao parâmetro exigido que foi alcançado ao longo do tempo e teve maior êxito nos últimos anos.


Enquanto a nutricionista da secretaria de educação articula cardápios, chamadas públicas e projetos de venda para os produtos da agricultura familiar, a Epagri atua na organização e motivação dos produtores, levantamento de produtos potenciais e apoio na produção, desenvolvimento de produtos e legalização de empreendimentos fornecedores.


Os resultados de 2021 demonstram que o caminho trilhado teve êxito, ao todo são 8 fornecedores de agricultura familiar para a alimentação escolar, sendo 6 famílias do município de São Carlos.


Nas escolas e creches foram atendidos 965 alunos que consumiram cerca de 14 mil kg de produtos dos agricultores durante o ano, alimentos de qualidade como leite, frutas, verduras, ovos, panificados, mel, entre outros.


Com relação aos recursos, 75% do recurso recebido pelo FNDE foi investido em compras da agricultura familiar, melhor resultado alcançado até o momento, totalizando um valor de mais de R$100.000,00.


As compras da agricultura familiar trazem diversos benefícios para as escolas, a educação e a agricultura, que vão desde a valorização dos produtos e hábitos alimentares saudáveis até a movimentação da economia local.


Cabe ressaltar que além dos recursos do PNAE, a administração municipal tem uma grande contrapartida para suprir as compras para a alimentação escolar. Sendo que no ano de 2021, foram investidos, até o 5º bimestre, um total de 408.755,43 em alimentação escolar.


Também vale destacar que uma reunião durante este ano já divulgou levantamento dos alimentos que ainda podem ser incluídos na chamada pública de compras da agricultura familiar para ano de 2022 e que os produtores interessados podem procurar a Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Epagri para mais informações.




Fonte/fotos: SME/São Carlos-Sadi Baron



99 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png