Colo-Colo corre risco de ser excluído da Libertadores
- tropicalfmsc
- 11 de abr.
- 2 min de leitura

A trágica noite em Santiago pode custar caro ao Colo-Colo. De acordo com o jornal "La Tercera", o clube corre o risco de ser excluído da Libertadores devido aos incidentes no duelo contra o Fortaleza, que resultaram na morte de dois torcedores e na invasão de campo que provocou a suspensão do jogo.
De acordo com o regulamento da Conmebol, casos de interrupção de jogos e invasão de campo podem ser punidos com a desclassificação da equipe, desde que o clube seja considerado responsável pelo incidente.
- O clube em questão pode ser desclassificado dos próximos torneios organizados pela Conmebol. A Conmebol tomará futuras medidas conforme corresponda, como a suspensão do clube de qualquer outra competição da Conmebol - diz o trecho do Código Disciplinar citado pelo jornal.
Colo-Colo também pode arcar com prejuízo
Além da exclusão, o Colo-Colo também está sujeito a pagar todos os custos correspondentes à remarcação da partida, bem como arcar com os prejuízos causados pela confusão.
- A Comissão Disciplinar da Conmebol determinará o valor dos danos ocasionados ou os prejuízos financeiros depois de considerar as circunstâncias de cada caso em particular e as provas disponíveis - diz o Código Displinar.
A Conmebol informou que só após análise do incidente pelo Comitê Disciplinar da entidade será definido se a partida será remarcada ou não. Caso seja cancelada e se o Colo-Colo for considerado culpado pela confusão, o Fortaleza poderá ser declarado vencedor do confronto.
CBF pede vitória do Fortaleza à Conmebol
A CBF enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), um documento ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0 sobre o Colo-Colo, pela Libertadores.
Em nota, a entidade demonstrou solidariedade do Fortaleza e aos torcedores que estavam no estádio Monumental de Santiago. Ela justificou o pedido em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol. O documento foi enviado às 2h10 da manhã.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.
FONTE: ge.globo
FOTO: Javier TORRES / AFP
Comments