Chuvas intensas atingem Santa Catarina a partir de quarta-feira
- laura deimling
- 8 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Segundo nota meteorológica da Epagri e SDC/SC, a partir desta quarta-feira, o tempo fica chuvoso em todas as regiões de Santa Catarina. A SDC e Epagri/CIRAM alertam para uma condição de chuva persistente e volumosa entre os dias 9 e 11 de outubro, com valores entre 100 e 150mm no Grande Oeste e Planalto Norte. Já na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, parte do Litoral Sul e Planalto Sul, os valores ficam entre 150 e 200mm.
O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, com consequências hidrológicas e geológicas. A chuva ganha força a partir de quarta em áreas próximas à serra no Litoral Sul, se estendendo até a madrugada de quinta para áreas do litoral, Vale do Itajaí e parte do Grande Oeste de Santa Catarina.
No Grande Oeste, entre quarta e quinta-feira, há riscos de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Já na sexta-feira, há previsão de temporais isolados no estado e chuva persistente e volumosa até a tarde, por conta de uma frente fria.
Para as condições geológicas, nas regiões do Grande Oeste, parte do Planalto Sul e Planalto Norte o risco é alto para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos. Para as regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul o risco é muito alto, especialmente nas regiões serranas e de encostas.
A grande quantidade de chuva esperada traz alto risco para inundações graduais nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, com destaque na região do Alto Vale, cujo os rios podem atingir níveis de emergência. Além disso, há risco muito alto de enxurradas na região, devido às características dos rios que apresentam resposta hidrológica rápida, o que faz com que os cursos d'água aumentem o nível rapidamente. No Meio-Oeste também há alerta para enxurradas na região das bacias hidrológicas.
Na região da Grande Florianópolis, mais especificamente nas bacias hidrográficas dos rios Tijucas, Biguaçu e Cubatão, são esperados elevações nos níveis dos rios por conta do alto volume de chuva previsto. O risco é muito alto para as regiões mais altas dessas bacias para enxurradas. Assim como regiões de cabeceira das bacias hidrográficas do Litoral Sul, cujo o risco é muito alto para enxurradas, pro conta da concentração de chuvas próximo das regiões serranas.
Fonte: Epagri/SDC
Foto: Piter Scheuer
Comments