A Polícia Federal cumpriu 14 mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (24), contra envolvidos no conflito na aldeia indígena Kondá, em Chapecó. A briga generalizada deixou um homem morto, feridos, além de casas e carros incendiados no dia 16 de julho.
Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é encontrar as armas utilizadas no conflito e outros elementos que liguem os suspeitos aos crimes. Sete mandados foram cumpridos na aldeia, e os outros sete no Ginásio Municipal Ivo Silveira onde estão instalados o outro grupo de indígenas que fugiu após a briga.
Além dos mandados de busca, os indígenas abrigados no ginásio são orientados a deixar o espaço nesta manhã. Agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar negociam a saída do grupo e o retorno à aldeia.
A Aldeia Kondá fica no interior de Chapecó, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o conflito tem a ver com uma disputa de poder pela liderança da aldeia.
Coordenador regional do órgão, Adroaldo Antônio Fidelid afirmou que o impasse dura há mais de 30 dias e que o caso envolve opositores do atual cacique.
Fonte/foto: G1/SC/Portal Peperi/ND Mais
Comments