Caxambu do Sul: Secretário destaca Selo e vacinação


Em entrevista a Tropical FM na manhã desta quarta-feira (7), participou o Secretário Municipal de Saúde de Caxambu do Sul, Ivanor Sfreddo (foto). Em pauta, o Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade, e claro a vacinação Covid e Influenza.




Caxambu do Sul é um dos 225 municípios brasileiros reconhecidos pelo Ministério da Saúde acerca das iniciativas adotadas no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Em SC, o município ficou entre as 19 cidades reconhecidas.


O Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária à Saúde no Brasil, certificando os municípios que apresentaram, no 3º quadrimestre de 2020, notas nos indicadores de desempenho do Previne Brasil acima de 7.


Os 5.570 municípios brasileiros foram avaliados para receberem o selo APS de Qualidade, mas apenas 225 receberam a certificação.


A imunização da Covid e da Gripe Influenza também foram pautados. Ouça o que disse o secretário sobre o reconhecimento em detalhes.


Ainda sobre o Sele, o secretário reforçou o reconhecimento sobre a equipe de profissionais e o atendimento.


O Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade condecora municípios que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária, além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face da pandemia do coronavírus e outras questões de emergência sanitária, prioriza o papel da atenção básica como porta de entrada no sistema de saúde.


Ainda na entrevista, o secretário Ivanor também falou sobre o Hospital de Caxambu do Sul, onde o município interveio, e citou os trâmites e avanços.


Sobre a vacinação contra a Covid19, ele detalhou as doses recebidas, doses aplicadas e os índices de imunização, seja da primeira ou de segunda dose.


Após explicar os fatores que consiste grande parte no número de habitantes, onde o Ministério da Saúde reconhece um número menor que atual, sobre a vacinação da gripe, que agora vale para todas as faixas, o secretário destaca dois momentos de vacinação da gripe e alerta para o intervalo entre as duas doses.


A reportagem ainda falou sobre outros assuntos como melhorias e projetos que deverão viabilizar a melhora da estrutura hospitalar, heliponto e vinda de novo veículo para a saúde.






Tropical FM/EC / Foto: Gabrieli Kothe

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png