top of page

Caxambu do Sul não possui casos de Dengue em 2023 e profissionais citam medidas


A entrevista desta terça-feira (08), pela Tropical FM, teve a participação do Secretário de Saúde de Caxambu do Sul, Leandro Basso e os Agentes de Endemias, Francyellie Pastório e Valdecir Maciel (d).



Na pauta, as estratégias que deixam Caxambu do Sul com casos zerados em relação a Dengue e demais ações do setor.


Na reportagem, gestor e técnicos ligados ao Setor de Epidemiologia detalharam o que levou Caxambu do Sul passar de 423 casos Tipo 01 de Dengue em 2022, para nenhum registro em 2023.


De acordo com o Secretário, os méritos estão na equipe e o incentivo da saúde para com as estratégias. Aliás, a busca pelo modelo implantado em Caxambu do Sul, foi de uma visita a cidade de Bandeirante, que fica no Extremo Oeste e que já desenvolviam medidas que culminaram com a eliminação de possíveis casos.


Desde então, a série de medidas aliadas a reconfiguração da equipe e parcerias, fez com que Caxambu do Sul se destaca-se nos números e não registrando se quer um caso positivo neste ano.


Além do Setor de Endemias e Vigilância Sanitária, as Agentes Comunitárias de Saúde e Setor de Obras e Educação também estiveram envolvidos. Panfletagem, orientação, notificações e retorno, além da condição sanitária de se manter o imóvel em dia possibilitava que houve a matrícula escolar, por exemplo, aliado a outros quesitos condicionantes.


Além do formato de trabalho resultante nos números atuais, o setor também passou por melhorias e ainda deverá ser beneficiado com veículo próprio, conforme o Secretário.


Atualmente se trabalha na revisão dos locais bem como campanha de coleta correta do lixo seletivo, entulhos e galhos, conforme cronograma.




Assista e confira as medidas adotadas;


Tropical FM/EC

83 visualizações

Comments


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page