Bombeiros voluntários de diversas partes do Rio Grande do Sul (São Sebastião do Caí, Rolante, Garibaldo, Nova Petrópolis, Tapejara, Faxinal do Soturno e diversas outras cidades, além de Santa Catarina, São Paulo e até do Paraguai) participam do Curso Internacional de Intervenção em Desastres, com instrutores brasileiros, chilenos e mexicanos, em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul.
A programação começou na tarde da sexta-feira (8 de dezembro), seguindo o dia todo e na noite do sábado (9); com instruções e simulações também durante todo o domingo. A movimentação ocorre na Escola de Bombeiros Voluntários, que funciona no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Município.
O treinamento ocorre em regime de imersão, com os alunos permanecendo acampados na área da UCS em Caí. Onde têm aulas e realizam manobras sobre Sistema de Comando de Incidentes, resgate de vítimas em inundações e áreas instáveis, além de buscas em áreas de mata, regate em estruturas colapsadas e outros cenários.
O curso ainda terá uma segunda turma programada para a terça-feira (12 de dezembro), seguindo até a quinta-feira (14). Neste caso, composta também por bombeiros voluntários, mas contando ainda com agentes de Defesa Civil e do Samu.
Fonte/foto: Castor Becker Júnior
Commentaires