Aumento dos casos de Chikungunya deixa Águas de Chapecó em alerta
- jornalismotropical
- 26 de mar.
- 1 min de leitura

O Setor de Endemias de Águas de Chapecó reforça o alerta de possível surto de chikungunya. O aumento considerável de casos, principalmente autóctones, aqueles contraídos dentro do município, os quais são três confirmados, somados aos dois casos importados, contraídos fora do território aguense, preocupa.
O Setor também confirmou outros 15 casos suspeitos em laboratório, em resultado que deve sair a qualquer momento.
Em respostas aos números, para esta quarta-feira está prevista a aplicação Peridomiciliar de inseticida UBV, visando maior efetividade no bloqueio de transmissão, uma vez que essa técnica permite alcançar os locais de abrigo dos mosquitos em fase adulta.
A ação é desenvolvida com máquina costal motorizada e deve abranger cerca de 10 domicílios. De acordo com o setor, a chikungunya é diferente da dengue, e este inseticida pode ser aplicado na região dos casos suspeitos.
Diante da situação, a orientação repassada através da Secretaria de Saúde é que moradores efetuem a vedação de caixas d'água, cisternas, lavem bebedouros de animais domésticos, eliminem qualquer depósito com água parada e façam uso contínuo de repelente.
Tropical FM/EC

Comments