
O Rio Grande do Sul deve sofrer novamente com chuva de altos volumes nos próximos dias, seguido de uma massa de ar polar que poderá fazer a temperatura despencar no final de semana.
A instabilidade deve seguir atuando no sobre o território gaúcho até sexta-feira.
Algumas regiões devem registrar precipitação superior aos 100 milímetros, refletindo também em transtornos no Sul e na região de Porto Alegre, em função das cheias da Lagoa dos Patos e do Guaíba.
Para a Serra, onde nascem parte dos rios que deságuam na região metropolitana, os volumes devem passar dos 50 milímetros, ficando longe de marcas maiores como nos outros pontos.
Nesta quarta-feira, a frente fria causa chuva ao longo do dia nas regiões Oeste e Sul do RS, avançando durante a noite para outras áreas do estado.
Na quinta-feira, deve chover forte, com trovoadas e temporais isolados em cidades do Centro e da metade Norte do RS. Já na sexta-feira, a chuva começa a dar uma trégua, com garoa e vento moderado. Entretanto, haverá uma queda aguda de temperatura, em função da chegada de uma forte massa de ar polar.
A partir de sábado, o RS poderá registrar marcas abaixo de zero e geada em várias regiões. Além disso, a massa de ar polar virá junto com o vento Sul, o que pode gerar nova elevação na Lagoa dos Patos e no Guaíba por conta do represamento das águas.
Na região metropolitana, alerta para uma elevação de 30 cm à 50 cm do Guaíba.
O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu alerta para possibilidade de temporal na faixa de fronteira com o Uruguai nesta quarta-feira, para os altos volumes de chuva e para a queda de temperatura a partir do final de semana.
Além disso, também apontou para um potencial ciclone extratropical que pode se desenvolver no oceano, nas proximidades da costa gaúcha, entre quinta e sexta-feira, com rajadas de vento acima dos 80 km/h e queda de granizo.
Fonte/foto: Correio do Povo

Comments