14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue


No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi definida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, responsável por descobrir o fator RhD.



Desde de 2015 no Brasil o mês é destinado como o Junho Vermelho, no qual incentiva as doações voluntárias de sangue. Normalmente durante a época mais fria do ano, os bancos de sangue diminuem por conta do frio, de doenças respiratórias e férias escolares.


Em Santa Catarina o Hemosc é responsável por 99% do sangue transfundido no estado. Nos primeiros cinco meses de 2022, mais de 50 mil pessoas doaram sangue e há necessidade de aumentar esse número. A campanha deste ano temo slogan "Junho Vermelho: aqueça seu coração nesse inverno" e a frase "Desejamos que cada vez mais pessoas comemorem esse dia".


Para quem tem interesse em fazer sua doação, pode ter mais informações através do site do HEMOSC, www.hemosc.org.br/onde-doar, lá estão as principais informações sobre os requisitos para a doação, locais e horários de atendimentos. Ainda é possível entrar em contato na Captação de Doadores e Agendamento de doações em todos os Hemocentros e Unidades. Em Chapecó os contatos são (49) 3700.6401 ou 3700-6410.


Fonte/Foto: Hemosc

9 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png