top of page

Águas de Chapecó: Lançamento de filme e festividades são destaques da entrevista




A entrevista desta quinta-feira (12), recebeu quatro convidadas para pautar a programação festiva de Águas de Chapecó.




Nos estúdios, a Jornalista Juliana Giongo, a Secretária de Educação de Águas de Chapecó, Neli Gai Pereira, a Diretora de Cultura, Alessandra Drews, e a Diretora de produção, Natalia Fenelon (d).



Em uma entrevista informal, Juliana e Natália detalharam como foi o projeto do curta-metragem, Aguante, que através de quatro mulheres de comunidades diferentes, contam a história do município.



Em seguida, Alessandra pontuou os atrativos da programação que segue até dia 31 deste mês com o show da virada. Inauguração da Praça, do Cristo, Papai Noel e acendimento das luzes também são destaques.



A Secretária Neli ainda pontuou, tanto o filme Aguante, como a inauguração do Cristo, marcos para a cidade.



VEJA MAIS;


História cultural eternizada


Águas de Chapecó vai ganhar um filme

Obra audiovisual já tem data para ser lançada e representa um marco na valorização e preservação da história local


O pequeno município de Águas de Chapecó, no Oeste catarinense, está contando os dias para ganhar um filme dedicado a narrar sua história cultural, a partir do olhar e da vida de quatro mulheres. Elas são moradoras de comunidades do interior, representam diferentes etnias e, por meio das suas memórias pessoais, ajudam a contar a história da cultura do lugar. A obra audiovisual é um curta-metragem contemplado na Lei Paulo Gustavo neste ano de 2024. É o primeiro filme oficial da história cultural do município, no estilo documentário, e o lançamento está marcado para o próximo dia 12/12, às 19h, na Câmara de Vereadores.


O nome Aguante vem de água, mas também vem de resistência. É a cultura de um lugar resistindo ao tempo e ao esquecimento, junto com as histórias de vida das mulheres protagonistas. No contexto do roteiro, a cultura é retratada a partir da observação direta de pessoas se relacionando com outras pessoas e com a natureza. De acordo com estudiosos da antropologia, a cultura, em essência, tem o propósito de atuar contra o esquecimento. E é nesse sentido que o filme se desenrola. A proposta visual do documentário está ancorada no cotidiano das mulheres, suas falas, vivências e memórias.


Além de oportunizar que as mulheres tenham voz, já que é comum a figura masculina ser personagem principal, Aguante é um documentário feito por mulheres. Ele foi idealizado por duas profissionais da área: Natália Fenelon e Juliana Giongo. Elas já trabalharam juntas em outros projetos e têm longa experiência com audiovisual, cinema, jornalismo, fotografia e marketing. As duas assumiram pré-produção, produção e pós-produção, encabeçando roteiro e direção do curta-metragem.


Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte de Águas de Chapecó, Neli Aparecida Gai Pereira, o projeto é uma conquista muito importante para o município, pois valoriza as pessoas e mostra como a história de cada um é importante. “Queremos que esse filme vá longe e sirva como um importante registro da nossa herança cultural”, afirmou Neli. Ela cita ainda que o filme será trabalhado nas escolas do município como um instrumento de aprendizagem e uma manifestação artística.


Aguante foi o projeto contemplado em primeiro lugar no Edital de chamamento público nº 33/2024 - Seleção de Projetos Culturais de Audiovisual com Recursos da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo. Uma parceria entre o município de Águas de Chapecó/SC e o Governo Federal, pelo Ministério da Cultura.





Quem são as idealizadoras

Natália Fenelon @nfenelon - A Nati é cineasta, acostumada a atuar em diferentes funções no universo do cinema. Mulher rondoniense, encantada por transformar histórias em filmes. Suas produções já rodaram festivais nacionais e internacionais. Nati participou de pelo menos 15 filmes e diversas produções audiovisuais. Tem um olhar sensível e profundo sobre a vida e a arte.

Juliana Giongo @jugiongo - A Jú é jornalista, especialista em gestão de pessoas, mestre em educação. Apaixonada por comunicação e gente, nasceu e morou em Águas de Chapecó até seus 15 anos. Acredita na força do afeto e compreende que a magia da vida mora no simples, no ordinário, naquilo que se repete todos os dias.

Equipe que atuou no projeto:

Direção e Produção: Juliana Giongo

Direção, Direção de Fotografia e Montagem: Natália Fenelon

Som Direto: Donnovan Ferreira

Assistência de Fotografia: Bruna Meoti

Design: Tiago Orib

Ilustração: Stela Kubiaki


Lançamento

O quê: Lançamento Oficial do Filme Aguante

Data: 12/12/2024

Horário: 19h

Local: Câmara de Vereadores de Águas de Chapecó

Quem pode participar: O evento é aberto a toda a comunidade, gratuitamente.

Programação: além do lançamento oficial do filme, na noite do evento também haverá uma exposição de fotografias com os bastidores das gravações e uma mesa redonda com convidados.


Instagram do projeto

Todas as etapas de produção do filme Aguante, bastidores, curiosidades e informações acerca do projeto foram registradas no perfil do Instagram @aguantefilme e puderam ser acompanhadas pela comunidade durante a realização do audiovisual.


Quem são as mulheres protagonistas

Amélia Maria Zeni tem 108 anos, é de origem italiana e reside na Linha Nossa Senhora das Graças.

Hertha Schuster tem 89 anos, é de descendência alemã e mora na Linha Maidana.

Lair Campos da Maia tem 88 anos, é de origem cabocla e mora na Linha Porto Ferreira.

Libana Mohr Sabka tem 88 anos, é da etnia alemã e reside na Linha Barra do Maidana.




Tropical FM/EC / Foto: Brandão





138 visualizações

Commentaires


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page